top of page

Por que o capricho te ajuda a manter a sanidade neste momento complicado



Nossa casa é nosso refúgio e nesse momento de quarentena isso está ainda mais evidente. Uma casa bagunçada, o acúmulo de itens, o incômodo visual, e a falta de conforto causam uma série de problemas como depressão, estresse, baixa produtividade e até algumas doenças físicas como alergias e doenças do sono, por exemplo.

Mas, por favor, a gente não tá pregando aquela organização exagerada, sem laços afetivos e expressão do viver! Casa tem que ter vida, ok?

Justamente por isso que a gente fala muito em capricho. Capricho é mostrar que você cuidou, que você se importa e que sua casa vai além de ser apenas sua moradia, mas É O SEU RECANTO.


Hoje a gente começa o primeiro passo para uma casa cheia de capricho.


ATAQUE SEU ARMÁRIO DE ROUPAS!!


Não fuja! A gente vai dar tarefas iniciais e muito fáceis.


PASSO 1 - RITUAL BORA ORGANIZAR


Sugerimos que, antes de iniciar os próximos passos, você cumpra nosso Ritual de Preparo para entrar no clima e curtir ainda mais esse processo.



Passar pelo Ritual de Preparo antes de cumprir suas tarefas, reduz a ansiedade, solidifica o comprometimento e aumenta as chances de êxito. VAMOS COMEÇAR?


Ah, e gente, tem nossa playlist no Spotify recheada de músicas para causarem leveza e alegria nesse processo. Vai nessa!


PASSO 2 - O QUE FICA E O QUE SAI


Qualquer organização deve começar com a seleção dos itens. Mexa nas suas roupas, separe itens para doação, venda, conserto ou lavagem. Só deve ficar no seu armário aquilo que lhe cai bem e você realmente usa. Não fique com peças que não caibam mais, que estão com furos, rasgos, que você está guardando para quando a moda voltar. Essas desculpas geralmente só servem para deixar o nosso armário cheio de coisas que nunca vamos usar. Energia parada.


Faça essa energia circular. Não vai usar, doe! Desapegue!

Siga a regra de ouro da organização: se não foi usado em um ano não será mais. São poucas as peças que guardamos a sete chaves no armário e que voltamos a usar com frequência depois de anos escondida. Peças que são memória afetiva podem ser guardadas, mas sem exageros!



PASSO 3 - HORA DE PENDURAR


Com todas as roupas e acessórios selecionados, é hora de pendurar as roupas. Escolha o tipo de cabide que pretende usar e organize as roupas que ficarão penduradas por CATEGORIAS e, dentro das categorias, pela escala de cor do mais escuro para a mais clara.


pequenos potes de tintas em duas fileiras
Régua de cores para ajudar na organização das roupas.

Coloque todos os cabides virados para o mesmo lado e as roupas também devem estar viradas para o mesmo lado.


roupas penduradas em escala de cor
Blazers e jaquetas penduradas em escala de cor. Foto: Atitude Caprichosa

As calças jeans se acomodam bem dobradas ou penduradas, portanto faça sua escolha a partir dos melhores espaços disponíveis.


PASSO 4 - DOBRAS E MAIS DOBRAS


Agora chegou o momento das dobras. Tente fazer dobras iguais para peças afins. Assim elas ficam melhor acomodadas em gavetas ou prateleiras.


As roupas dobradas devem ser dispostas em prateleiras, nichos e gavetas do seu guarda-roupas, obedecendo a escala de cores acima, sempre primando por outra regra de ouro da organização: as roupas de maior uso devem ocupar os espaços de mais fácil acesso.


A ordem das gavetas deve facilitar sua vida. Normalmente, as gavetas de cima devem conter itens diários. Nas intermediárias, itens de médio uso. E, nas gavetas de baixo, os itens de pouco uso. Atenção, a escolha dessa ordem é pessoal já que deve atender a suas próprias rotinas!


Esses espaços devem ser organizados de forma que se visualize tudo que está nele. Assim, recomendamos o uso de colméias ou a organização em degraus, quando a peça debaixo fica um pouco mais a frente que a superior.


roupas dispostas em degraus
Roupas dispostas em degraus. Fotos: Atitude Caprichosa

Dica:

Quem sofre com falta de espaço sabe que não é fácil arrumar lugar para tudo. Nesse caso, nossa sugestão é que você faça a alternância no seu guarda-roupas de acordo com as estações do ano. As roupas da estação seguinte, e que não serão usadas agora, podem ser guardadas em outro local em caixas ou em sacos de reduzir a vácuo.


PASSO 5 - SAPATOS E BOLSAS


Quando acabar a organização das roupas, siga para a organização dos sapatos e bolsas/mochilas.


Caso você não tenha uma sapateira específica, organize seus sapatos em nichos ou em prateleiras ou até embaixo da cama.

Agrupe os sapatos por categoria ou função. Por exemplo, sapatos de salto alto, rasteiras, sapatos para esporte, sapatos de trabalho etc. Sempre obedecendo a escala de cores.


Os sapatos mais especiais, como os de festa, poderão ser acomodados em caixas de sapatos e essas podem ir para a parte de cima do armário e serem até empilhadas. Recomendamos caixas transparentes.

Nessa matéria da Revista Casa Linda, contamos tudo o que você precisa saber para conservar e organizar os seus sapatos. Se você é como a gente que tem amor aos seus sapatos, não deixe de ler!


Dica: Ao chegar em casa, tire os sapatos e troque por um par de chinelos limpinho (AGORA MAIS QUE NUNCA!). Tenha um cesto logo na entrada com chinelos para esse fim. Limpe o sapato antes de voltá-lo para sua sapateira.


Confira também mais essas dicas de como organizar sapatos que demos para o Programa Coisas de Mulher:


No caso das bolsas/mochilas, se você não tem nichos no seu armário que possam ser dedicados exclusivamente à elas, utilize a prateleira que fica abaixo do cabideiro do seu guarda-roupas.

Empilhe as bolsas "moles" uma em cima da outra, aproveitando o máximo de espaço, sem danificá-las. Coloque enchimento nas bolsas mais especiais para que não deformem e coloque-as em pé.


Dica: Guardar bolsas/mochilas é mesmo um grande desafio! Uma saída charmosa é eleger uma parede e contar com o uso de ganchos para pendurar as bolsas de maior uso e as mais bonitas!


bolsas penduradas em ganchos
Bolsas em ganchos. Foto Atitude Caprichosa

PASSO 6


Terminou? Dá um banho de aroma gostoso com seu aromatizador preferido ou faça o seu e deixe no cantinho – água + limão + alecrim e um pouquinho de extrato de baunilha. Puro frescor!


Não esqueça de passar regularmente um pano seco para retirar o pó.


Dedique-se ao máximo para manter tudo em ordem no seu dia-a-dia e faça uma visitação a todas essas etapas a cada 6 meses.

Você acaba de completar seus passos? Parabéns! Desfrute de uma vida mais organizada.

Compartilhe com a gente sua experiência. Publique suas fotos nas redes sociais e não esqueça de nos marcar!


Capriche! Capricho é uma atitude com jeitinho de amor.

Beijos,

Caprichosas

bottom of page