top of page

QUARENTENA: Caprichando na geladeira


Mulher em frente a geladeira aberta

Não tem nada mais chato do que bater aquela fominha e ao abrir a geladeira, affff, nem conseguir decifrar o que tem ali.

Manter sua geladeira limpa e organizada evita desperdícios e conserva melhor os alimentos. Ao armazenar os alimentos de maneira correta você consegue preservar suas propriedades por mais tempo gerando economia e saúde. Além do que, conseguindo ver tudo que tem dentro da geladeira você evita a compra de excessos e isso evita o desperdício e gastos excessivos.


Em tempos de quarentena organizar e limpar a geladeira é fundamental para higiene e para um bom planejamento de compras.


Não pense que é uma tarefa difícil! É só seguir nossas dicas. Vamos lá!


O primeiro passo é verificar se tem potes com comidas velhas (normalmente comidas prontas com mais que 2 dias devem ser descartadas), alimentos ou temperos vencidos e descartar tudo adequadamente. Qualquer item com cheiro diferente ou mudança de cor deve ser jogado fora. Seja bem criterioso.


potes de comida
Verifique potes com comidas: comidas prontas com mais que 2 dias devem ser descartadas! Foto: S Well

Depois faça uma limpeza geral da geladeira com água e vinagre branco ou em solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato para um 1 litro de água. O vinagre e o bicarbonato ajudam não só a limpar, mas também a tirar qualquer cheiro que tenha impregnado na geladeira.


mão com luva roxa e produto limpeza
A limpeza pesada deve ser feita a cada 15 dias, a leve semanalmente. Foto: Je Shoots

Essa limpeza geral deve ser feita a cada 15 dias ou no máximo um vez por mês. A limpeza mais superficial, mais leve, sem ter que tirar tudo da geladeira, somente passando um paninho seco, deve ser feita semanalmente, ok?


Antes de começar a limpeza geral, desligue a geladeira da tomada. Retire tudo de dentro. Pegue um pano e molhe um pouco na solução de sua escolha e passe em prateleiras, portas, paredes e gavetas da geladeira. Ao final, passe um pano seco por todo o interior da geladeira, ligue na tomada e volte todos os alimentos para dentro.


Se quiser uma limpeza mais pesada, profunda, retire prateleiras e gavetas e lave em água corrente com um pouco de detergente e depois passe o pano com a solução e o pano seco para finalizar.


Após tudo limpo é HORA DE ORGANIZAR!


Divida as prateleiras e defina de uma vez por todas o que estará ali. Podendo, coloque uma etiqueta identificadora em cada uma. Nas nossas próprias casas, só conseguimos resolver a bagunça quando colocamos essas etiquetas determinando espaços, verdade!!!


Basicamente o seguinte:

Na prateleira superior, mais fria, guarde bebidas, laticínios, carnes e peixes crus.


Atenção com a contaminação das carnes: elas precisam estar muito bem embaladas ou em potes fechados.


Na prateleira intermediária, ficam as comidas prontas e os doces, além dos ovos.


Não guarde ovos na porta, o abre e fecha da porta faz com que a temperatura naquele local oscile mais e eles acabam estragando.



ovos na geladeira
Ovos devem ser guardados na prateleira da geladeira

Na prateleira mais baixa, frutas já maduras.


Nas gavetas da parte de baixo, coloque frutas, verduras e legumes. Eles são mais sensíveis ao frio e devem ficar mais protegidos. Só lave-os com cloro quando for usar. Falaremos mais sobre isso abaixo, nas dicas preciosas de como armazenar verduras e legumes.


Na porta, condimentos, temperos para saladas, geléias e sucos de caixinha ou refrigerantes.


Recomendamos o uso de potes de vidro para armazenar alimentos e sacos de tecido próprio e reutilizáveis para legumes e verduras. Embalagens do mercado não entram na geladeira, ok? E sempre que abrir uma embalagem, troque o alimento para um pote de vidro.


Aqui vamos dar também algumas dicas preciosas de como armazenar legumes e verduras na geladeira:


1. As folhas devem ser lavadas assim que chegar em casa. Passe cada uma em água corrente e depois deixe de molho por 15 minutos em uma mistura de água e hipoclorito de sódio, conforme a recomendação do fabricante. Enxágue em água potável, seque bem e coloque em potes plásticos com uma folha de papel toalha no fundo dos potes para absorver a umidade.


2. Para as frutas e legumes o melhor seria só lavar na hora de consumir. Ao higienizá-los antes, você inicia o processo de deterioração/amadurecimento.



3. Se optar por higienizar tudo antes de colocar na geladeira, lembre-se de secar muito bem todos os itens, assim fará com que eles durem mais.


4. Os legumes e raízes devem ser limpos com uma escovinha ou bucha própria para esse fim. Nada de ficar usando as que ficam no tanque ou as de lavar panela.


5. Para quem compra tanto produtos orgânicos quanto convencionais o ideal é que guarde-os em locais separados na geladeira para evitar contaminação.


6. Cebola e alho devem ir direto para a fruteira. Coloque na fruteira os alimentos que levam mais tempo para estragar, geralmente são os tubérculos (batata, beterraba), mas também banana, laranja e manga. Mas nada de colocar cebola junto das batatas: isso faz elas apodrecerem mais rápido.


Para que as bananas durem mais corte o cabo de cada uma bem rente e envolva o cabo com papel alumínio. Se for colocar bananas na geladeira, lembre-se que elas ficam pretas, porém ainda boas para o consumo. À medida que as bananas amadurecem, elas soltam um gás que acelera o amadurecimento de outras frutas. Portanto, tenham cuidado com o que vocês colocam próximos às bananas.


uma banana
Banana cortada para durar mais. Envolva o cabo em papel alumínio.

Vai ter que congelar algum alimento? Seguem alguns cuidados que devem ser levados em consideração para deixar seu congelador organizado.


O segredo do congelador bem organizado é saber os prazos de validade. Portanto se atente ao tempo que cada coisa dura no seu congelador.


Comida pronta, caseira, em geral dura um mês. Prefira guardar em potes de vidro e certifique-se que estão bem fechados.


Os vegetais devem ser branqueados antes do congelamento. Ele ajuda na conservação dos alimentos. Pode ser feito com espinafre, cenoura, brócolis, couve-flor, aspargos, entre outros.


Para começar o alimento tem que estar limpo. Corte em pedaços pequenos e mergulhe o legume em água fervente. Espere até a água voltar a ferver e retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água com gelo por 02 minutos para parar o cozimento. Escorra e coloque em sacos plásticos, retirando o excesso de ar. Coloque uma etiqueta ou use um marcador permanente para indicar a data do congelamento. Assim, os alimentos duram até 03 meses.


legumes picados
Alimentos picados para serem branqueados. Foto: Su Resh

Para carnes, quanto mais processada, menos ela dura congelada. Ou seja, carne moída resiste menos do que carne em pedaços.


Os molhos geralmente duram cerca de um mês no congelador. Para que eles ocupem menos espaço você pode congela-los em cubas de gelo ou em sacos herméticos (com o molho bem espalhado). Depois é só descongelar quando precisar usar.


É isso! Sua geladeira, com essas pequenas providências caprichosas, vai se transformar e sua vida vai ficar mais fácil! Vale a pena.


Encontre ainda mais dicas sobre caprichos ao organizar uma geladeira nesse post.

E, claro, lembre-se que a comida deve ser sua aliada e não vilã nesse momento de quarentena. Alimente-se bem. Cuide-se.

Capricho é uma atitude com jeitinho de amor.

Beijos,

Caprichosas

bottom of page