GELADEIRA ORGANIZADA – Um sonho possível

Sim, ter uma geladeira impecavelmente organizada é possível com pequenas providências e traz muita qualidade ao seu dia-a-dia.


Manter sua geladeira em ordem, além de facilitar a rotina, é também uma questão de saúde e de economia. Armazenar adequadamente os alimentos e na temperatura adequada, ajuda na conservação dos mesmos e evita desperdícios. Por outro lado, estando claro tudo que você tem armazenado, também evita compra de excessos.


Foto: Pinterest

PASSO 1: LIMPEZA


A limpeza deve ser feita com a geladeira vazia e com pano absolutamente limpo.


Descarte alimentos vencidos e sobras de comida pronta guardadas há com alguns dias (normalmente comidas prontas com mais que 2 dias devem ser descartadas).


A melhor forma de limpar a geladeira é usando um pano limpo embebido em uma mistura de água e vinagre ou em solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato para um 1 litro de água. Essas misturas são ótimas porque, além de limparem, também ajudam a neutralizar odores indesejáveis. Por fim, enxague com pano úmido e seque com pano seco e limpo.


Em geral a frequência dessa limpeza deve ser semanal.



PASSO 2: DISTRIBUIÇÃO DOS ALIMENTOS E ARMAZENAMENTO CORRETO


Normalmente os legumes e verduras, especialmente as folhas, ficam nas gavetas inferiores. Nas geladeiras mais modernas há uma temperatura ideal para essas gavetas. Lembre que o frio excessivo queima esses alimentos crus!


Como esses produtos normalmente vêm da feira ou mercado enrolados em papel tipo jornal ou sacos plásticos sem higienização, recomenda-se o descarte dessas embalagens e que os alimentos sejam lavados e desinfetados, antes de serem guardados na geladeira.


Hoje em dia já existem no mercado sacos próprios para esse armazenamento, que deixam o ar circular e mantém os alimentos mais frescos. Essas pequenas ecobags são reutilizáveis, mas, claro devem ser sempre bem lavadas.



A dica é lavar folha a folha, correndo os dedos em suas nervuras. Os legumes e as frutas devem ser lavados um a um, em água corrente, e sem retirar as cascas. Depois, sugerimos colocá-los de molho em água clorada, utilizando produto específico para esse fim, por 10 minutos. Essas soluções líquidas para higienização são facilmente encontradas em qualquer supermercado. Após, enxague bem em água corrente.


Cebola e alho não precisam ser mantidos na geladeira.


Os ovos são os únicos alimentos que não devem ter suas cascas lavadas para melhor durabilidade e devem ser guardados na prateleira intermediária, não na porta.


Na prateleira inferior, devem ser colocadas as frutas, também já higienizadas e acondicionadas em potes. Observe que a geladeira deve receber somente as frutas maduras ou já cortadas.


Foto: Pinterest

Nas prateleiras intermediárias, coloque comidas prontas  e carnes em fase de descongelamento ou temperadas. Tudo acondicionado em vasilhas de vidro e com tampas. Doces, mousses e gelatinas também ficam nessa prateleira.


Para acondicionar comidas prontas na geladeira, nós indicamos potes de vidro, pois são mais higiênicos e práticos, já que normalmente podem ir direto ao forno ou microondas.


E, na prateleira superior, iogurtes, manteigas, requeijão, frios, patês e queijos.


A divisão da geladeira dessa forma se dá justamente para que cada alimento fique armazenado em temperatura a ele adequada.


Na porta da geladeira, o melhor é colocar caixas de leite, sucos, maionese, ketchup, e outros molhos e conservas.  As garrafas e latinhas de bebidas também. Mas, observe, é importante não colocar peso demais e causar risco de danificar a porta. Lembre que na porta, pelo abrir e fechar constante da geladeira, há variações constantes de temperatura. Logo, os produtos ali devem ter maior durabilidade e serem consumidos mais rápido.


PASSO 3: CAPRICHOS QUE VALEM À PENA


Tudo que vai à geladeira a princípio deve ser coberto.


Para substituir o plástico filme ou laminado, incentivamos o uso de papel encerado que é um produto ecológico feito de algodão, mel ou cera de carnauba e que pode ser reutilizável por aproximadamente um ano. Além disso, tem estampas muito lindas!



Foto: Pinterest

Outra boa opção é o uso das tampas universais de silicone, que permitem um reuso extenso e por isso colaboram com o meio ambiente.



Foto: Pinterest

Para facilitar a organização e a setorização da sua geladeira, use potes ou cestos plásticos nas prateleiras e etiquete os mesmos para que tudo seja sempre setorizado e guardado da mesma forma.


Foto: Pinterest

Uma pequena providência para tornar seu dia a dia mais fácil é deixar pronta na geladeira uma bandejinha com os produtos diários do seu café da manhã, como requeijão, geléia, manteiga etc. Essa bandeja pode ser colocada na primeira prateleira que é a mais refrigerada. Assim, tudo vai e volta da mesa com facilidade e nada é esquecido.


É simpático e funcional que os produtos destinados e liberados para as crianças devam

ficar na altura de alcance dos seus filhos e em potes plásticos.


Os alimentos que são comprados congelados devem ir direto para o freezer. Todos os alimentos congelados devem receber uma etiqueta com a data que estão sendo congelados e/ou validade evitando que permaneçam esquecidos no seu freezer por muito tempo.


Quando se fala em organização, todos os detalhes da nossa vida merecem atenção. Qualquer item desorganizado nos causa estresse, cansaço, redução de energia. É sempre hora de rever velhos hábitos e implementar mudanças que possam trazer bem-estar.


Portanto, hoje quando bater aquela fominha, já imagine as transformações que você pode fazer na organização dos seus alimentos e inicie o processo. Tá difícil? Tá sem tempo? Precisando de ajuda, chame a Atitude Caprichosa!


Um beijo nosso

Agende uma visita sem compromisso!        (21) 99971-2606 | (21) 98805-4753 | contato@atitudecaprichosa.com.br
MAPA DO SITE

atitude

caprichosa

ORGANIZAÇÃO - FUNCIONALIDADE - CAPRICHO
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle