QUARENTENA: como trocar o tédio pelo capricho!



A pandemia do vírus Covid-19, que já infectou mais de 500.000 pessoas pelo mundo, está obrigando todos a ficarem em casa. Ficar em casa para tentar achatar a curva de contágio e assim não sobrecarregar o sistema de saúde.

A ideia de #FIQUEEMCASA se tornou o slogan do mundo no momento. Em alguns países por obrigação e em outros por isolamento social solidário.


Então, de repente, você se viu trancado em casa por vários dias. Uma situação totalmente nova e sabe-se lá por quanto tempo. Agora, mais do que nunca, mesmo não querendo, estamos sendo forçados a repensar a nossa conexão com nossa casa. Quais são nossas necessidades básicas? O que realmente precisamos TER? Nossa casa nos traz paz? Alegria? O que faz com que nossa casa seja o nosso lar? Como podemos melhorar a nossa experiência de morar? Como criamos essa conexão com o lugar onde habitamos?

Para nós da Atitude Caprichosa, um elemento muito importante para responder todas essas perguntas é o CAPRICHO.


Segundo o dicionário Michaelis:

Capricho é toque de esmero; apuro, distinção, garbo.[1]

Caprichoso é que faz as coisas com empenho, esmero: aplicado, esmerado, primoroso.[2]

O capricho para nós é uma atitude com jeitinho de amor. É você ter um olhar carinhoso com você, com sua casa, com seus amigos. É ter um olhar de cuidado. De acolhimento. O capricho torna uma bancada em um cantinho da beleza. Ele transforma o seu quarto em um oásis de paz e tranquilidade. Faz da sua sala um ambiente prazeroso de se estar. Aqui contamos cinco coisas que nos fazem feliz numa casa. 


Cantinho da beleza. Foto: Atitude Caprichosa

Colocar a mesa, fazer a cama, flores, pensar em cada detalhe, em cada cantinho. Essa é a nossa maneira, é nosso canal de afeto. É por aí que a gente demonstra todo o nosso carinho para as pessoas que a gente gosta, que convivem com a gente e especialmente como a gente demonstra carinho para nós mesmos é claro!


Hall de entrada. Foto: Atitude Caprichosa

Tudo lindo na cozinha. Foto: Atitude Caprichosa

Cantinho do café. Foto: Atitude Caprichosa

Espaço Zen para relaxar. Foto: Atitude Caprichosa.

Mesa de centro super caprichoso. Foto: Atitude Caprichosa.

Veja bem que não estamos falando em exageros ou coisas caras. Olha essas dicas simples e baratas que demos no Programa Sem Censura, com a apresentadora Leda Nagle.  


O capricho não precisa de nada disso. Menos é mais. Você pode caprichar com objetos artesanais (amamos, são lindos!), objetos DIY (feitos por você mesmo), presentes, lembranças de viagens. Não existe uma definição única. O que conta é o sentimento de cuidado, de amor pelo cantinho, mesinha, prateleira, etc..


Sempre tendo em mente que nossa casa tem que ter a nossa cara e tem que ter vida!

Então, passadas as angústias iniciais e o tédio do isolamento social que o covid-19 nos impôs, é hora de sacudir e promover algumas mudanças e tornar seu espaço o mais delicioso possível e o ficar em casa muito mais prazeroso!

Claro, a gente vai tá aqui pra te ajudar nisso.

Esse período de reclusão é um momento e tanto para você encarar a tarefa de promover o desapego que tanto postergou. O clima de “estou com tempo” ou “preciso de espaço para conseguir trabalhar de casa” contribui muito para isso e é um estímulo a mais para quem está precisando de um empurrãozinho para começar. Além disso, é sabido que a desordem afeta nosso emocional e consome nossa energia indevidamente – a maior roubada! Assim, vamos tentar te ajudar com algumas orientações básicas para você começar esse movimento com o pé direito!

Vamos iniciar uma série de posts com dicas para você deixar o tédio e a angústia de lado e fazer a sua casa receber todo seu capricho! Nos acompanhe também no Instagram (@atitudecaprichosa) que estaremos dando dicas extras pelo Stories.


Uma coisa é certa: seu espaço precisa refletir quem você é e especialmente aquilo que mais gosta em você. Pensando assim, fica mais fácil fazer uma triagem e acabar com acúmulos desnecessários e progredir. Então, no seu espaço, cuide, limpe, não acumule, não negligencie. O importante é lembrar que você merece esse presente. Arregace as mangas e vamos caprichar!


Quem sabe esse texto da Martha Medeiros, "Vende-se tudo", não te ajuda nesse processo de desapego material, na organização das coisas, apreciação por delicadezas e a valorização dos sentimentos e das pessoas queridas.

O resultado disso tudo? Uma conexão maior com seu lar e muita energia positiva – uma excelente forma de passar por tudo isso, não é? Sorrisos, gentilezas, afetos e gratidão com a vida.

Capriche! Capricho é uma ATITUDE com jeitinho de AMOR.

Gostaríamos de aproveitar esse espaço para AGRADECER àqueles que estão se arriscando por nós. Cuidando para que nossa rotina seja alterada o mínimo possível. Médicos e enfermeiros que estão virando noites, fazendo plantões duplos para nos ajudar a ficarmos bons mais rápido. Cientistas e pesquisadores que estão incansáveis na busca de uma cura, de informações sobre essa ameaça “invisível”, de uma vacina. Os funcionários de supermercados, farmácias, restaurantes, empresas de gás, luz, água, internet, telefonia, limpeza urbana nos oferecendo um pouco de normalidade em meio ao caos. Homens e mulheres que trabalham com delivery permitindo que continuemos em casa sem risco. Funcionários de transporte público que asseguram o ir e vir de todos os mencionados acima. A polícia oferecendo ordem e orientação para uma quarentena mais tranquila. Nosso muito obrigada. 


GRATIDÃO! Juntos somos um!

Beijos,

Caprichosas



[1] Dicionário Michaelis Online. http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=capricho, Mar 2020. [2] Dicionário Michaelis Online. http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=caprichoso, Mar 2020.

Agende uma visita sem compromisso!        (21) 99971-2606 | (21) 98805-4753 | contato@atitudecaprichosa.com.br
MAPA DO SITE

atitude

caprichosa

ORGANIZAÇÃO - FUNCIONALIDADE - CAPRICHO
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle