Ufa! Consegui um tempinho para fazer uma das coisas que eu mais gosto... escrever no Palavra de Caprichosas! Juro, vou tentar que essa volta seja mais constante. É quase um compromisso! Minha leitura tem sido o livro “Mais Tempo, Mais Dinheiro” (Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi) e isso também está me inspirando certas mudanças....
Bem, hoje acordei bem cedo e, no silêncio da minha casa, comecei a passear por textos e sites que curto e vi um tema que chamou minha atenção. A japonesa Marie Kondo tem sido uma boa referência em organização e hoje li dela:
“Quando você coloca sua casa em ordem, você coloca suas relações, sentimentos e seu passado em ordem também. Consequentemente, você consegue ver claramente o que precisa na sua vida e o que não precisa, o que deve ou não deve fazer." (tradução nossa)
Livro: The life changing magic of tidying up - Marie Kondo
Na verdade, essa é a nossa bandeira na Atitude Caprichosa, porque no final de cada trabalho a gente vê que o maior ganho é no emocional dos nossos clientes e como isso modifica diretamente suas relações e rotinas.
E uma coisa é certa: seu espaço precisa refletir quem você é e especialmente aquilo que mais gosta em você. Lembro ainda que, no senso comum, a base é sempre de amor e respeito isso deve estar refletido em todos os seus espaços.
Então, no seu espaço, cuide, limpe, não acumule, não neglicencie.
E fique atenta, sua casa deve refletir quem você é AGORA. Isso vai te dar tremenda sensação de bem-estar e te impulsionar a viver bem.
Seu espaço não pode prender você ao passado. Se tem coisas que você quer guardar, além da memória, faça um arquivo, uma referência apenas.
A organizer Kondo vai além e diz que você deve pegar cada item da sua casa e perguntar a você mesmo se ele te reflete alegria. E, se certo objeto não te disser nada, doe, se liberte.
Trate o que você tem com amor e cuidado.
Se livre de tudo que não te traga alegria!
Isso é bem pessoal, mas um item pode te trazer alegria simplesmente porque é útil, ou funcional, ou necessário, ou bonito, ou harmônico, ou a sua cara!
Pensando assim, fica mais fácil fazer essa triagem da alegria, como sugere a japonesa, acabar com acúmulos desnecessários e progredir. E, depois conta pra gente, se essa sua postura não vai afetar positivamente todas as suas relações. Acredite, a gente já sabe a resposta…
Beijos, Caprichosas
Comments