top of page

Como viver melhor com capricho no que é simples



Nesse momento de quarentena, onde muitas vezes temos que confrontar medos e inseguranças, a manutenção de alguns bons hábitos certamente nos garantirão uma vida de qualidade e mais equilíbrio.

Sabemos que não é fácil, mas temos que ter força para manter certos hábitos e forte empenho para construir outros que, inclusive, você possa levar para o resto da sua vida.

Aliás, bons hábitos diários fazem com que a gente olhe para gente mesmo com uma avaliação positiva, com carinho, com cuidado, com atenção e elevada autoestima.

É claro que num período tão difícil como esse, também é necessário respeitar suas emoções e até uma certa preguiça, mas tem algumas rotinas que não podemos abrir mão, pois só geraram energia negativa e ainda mais desânimo.

A gente aqui, que fala tanto de capricho, tem insistido muito na manutenção de dois hábitos simples diários: FAZER A CAMA E ARRUMAR A MESA PARA AS REFEIÇÕES

Parece que não, mas esses dois hábitos provocam uma sensação de respeito com você mesmo. Você vai experimentar e sentir. Um bom hábito logo ao acordar desencadeia uma série de práticas positivas ao longo do dia.

Não é a toa que existe a máxima: se você quer arrumar a sua vida, comece arrumando sua cama!

Charles Duhigg que escreveu O Poder do Hábito afirma que fazer a cama diariamente leva ao aumento da produtividade e maior sensação de bem-estar.

cama arrumada
Cultive o hábito de fazer a cama assim que acordar. Foto: Wix

Fazer a cama faz com que você comece o dia com o pé direito, traga boa energia para sua casa e, se por acaso tiver um dia ruim, voltará para casa e encontrará uma cama arrumada por você, no mínimo acolhedor!

Ou seja, existem razões de sobra - Faça sua cama todos os dias! A gente recomenda também que todo dia, ao fazer a cama, você borrife seu aromatizador preferido. Isso vai te trazer sensações de limpeza e conforto. Já as roupas de cama devem ser trocadas pelo menos uma vez na semana.


Não tem nada mais prazeroso do que encontrar uma cama limpa e arrumada mesmo quando se vai desfazer tudo para dormir. Uma, duas, ou três almofadas na decoração da cama sempre dão a sensação a mais de aconchego. Vale a pena investir nessa ideia.


cama com almofadas
Almofadas na decoração da cama. Foto: Wix

Cama decorada com almofadas
Almofadas como decoração da mesa. Foto: Wix

Outra coisa importante no dia-a-dia, coloque sempre uma mesa para suas refeições com capricho. Não espere visitas. Mesmo que você vá comer sozinho e rápido, coloque a mesa pra você! Nunca faça refeições em pé! Você precisa desse momento para comer com calma e treinar uma alimentação mais tranquila e saudável.

Comer numa mesa bonita, faz com que a gente sinta mais prazer na hora que estamos comendo e acaba colaborando até com nossas escolhas de uma boa alimentação.

Se você divide espaços com outras pessoas, o momento à mesa é excelente para conversarem e trocarem ideias. Mesa de jantar deve ser um lugar de reunião familiar. Mas se está sozinho, utilize o momento para relaxar e conectar-se consigo próprio, isso também é muito gratificante.

Arrumando a cama ou a mesa, dê o melhor de si. Use sua criatividade.

mesa posta
Mesa posta. Foto: Wix

mesa arrumada para almoço na varanda
Mesa posta para um almoço na varanda. Foto: Atitude Caprichosa

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de celebrar. É especialmente importante que você se recompense por praticar o seu novo hábito. Vale um pequeno chocolate, uma xícara de café ou uma taça de vinho. Voilà! Seja feliz e capriche!


Capricho é uma atitude com jeitinho de amor.

Beijos,

Caprichosas

0 comentário
bottom of page