top of page

Anote aí! Como organizar exames médicos

Já estávamos preparadas para o escrever nossa newsletter dessa semana, quando recebemos uma mensagem de uma cliente tão antiga e querida que não pudemos deixar de atender.


Ela se via no meio do caos com seus inúmeros exames médicos e considerava ingerenciável tal quantidade de papel!



Na verdade, a gente contar com nosso histórico médico, através de laudos e imagens cronológicas, facilitam muito nosso monitoramento da saúde e, ainda, a comparação de certos resultados, o que muitas vezes pode ser fundamental.


Mas, por outro lado, o acúmulo de tantos papéis de tamanhos e formas diferentes deixam as pessoas muito estressadas e perdidas. Certamente essa não é uma queixa só dela. Já ouvimos e resolvemos esse problema de inúmeras clientes.


ANOTE - Aqui vão algumas dicas essenciais e os primeiros passos para a atacar esse problema:


- Inicialmente vale ressaltar que o Conselho Federal de Medicina determina que as instituições devem guardar por 20 anos imagens e documentos que não foram entregues aos pacientes. De toda forma, nossa recomendação é que seu histórico esteja em sua posse, isso facilita uma vida organizada.


- Muito importante entender que devemos priorizar guardar exames que apresentam problemas que merecem acompanhamento do que guardar laudos de exames que tem o resultado normal. Assim, nossa sugestão - e apenas uma sugestão - é que esses exames de laudos normais sejam arquivados em média por 2 anos, por entendermos um tempo razoável, caso você precise ter certeza de que realizou e onde realizou certo exame.


- Já com relação aos exames de imagem, recomendamos que todos sejam guardados, pois eles facilitam muito a comparação e a localização no tempo de problemas que podem aparecer no futuro.



- Para guardar esses exames todos, sugerimos uma pasta da marca YES nas medidas de 36cmX48cm que comporta todos eles. Nessa pasta separamos os exames por tipo e em ordem cronológica em saquinhos plásticos que acabam por fazer a sub-divisão necessária. Além disso, essa pasta é muito prática para ser levada a uma visita médica, pois tem o formato de uma malinha.



- Gostamos de manter nessa pasta os documentos que precisamos ter fácil acesso, especialmente em nossos controles médicos anuais, mas o ideal é que se assuma uma solução digital para todo nosso histórico. O que fazemos é tirar uma foto dos exames de imagem e salvamos na nuvem junto com o laudo. O mesmo acontece para os resultados de exames laboratoriais, salvamos o arquivo que baixamos do site do laboratório na nuvem. A "nuvem" que nos referimos pode ser o Google Drive, iCloud, Dropbox, Onedrive, entre outros. Eleja a sua, implemente esse controle e tenha acesso a sua vida médica com alguns cliques do seu celular e uma pequena pasta bem estruturada.


Formas eficientes de uma vida bem organizada. Menos estresse e mais tempo livre para você!


Precisa de ajuda? Chame as Caprichosas!


Um beijo,

Caprichosas

0 comentário
bottom of page